A época de Inverno requer mais cuidados com a nossa saúde. Os dias são mais curtos, as noites mais longas e frias. O sol, mesmo aparecendo não aquece como no Verão.
Esta é uma altura do ano em que naturalmente ficamos mais introspetivos, em que somos convidados a ficar mais por casa, a nossa energia também é diminuta e por norma as defesas naturais do nosso corpo também tendem a baixar.
É importante que nos permitamos descansar mais, deitar mais cedo, levantar um pouco mais tarde.
A alimentação também deverá ser adaptada a esta estação, não devemos esquecer que fazemos parte da natureza, por isso é importante comermos alimentos típicos desta estação. Preferir alimentos cozinhados em vez de crus, alimentos de natureza quente em vez de fria, preferir como bebida um chá morno ou quente. As atividades físicas devem ser de menor intensidade, experimentar por exemplo o yoga, o pilates ou até mesmo uma simples e tranquila caminhada.
Se sentir que o seu sono anda irregular, que acorda cansado/a, que tem infeções recorrentes, constipações, gripes, mais queda de cabelo ou quando se apercebe que o seu sistema imunitário está fragilizado, é importante ajudá-lo a recuperar.
Para além dos anteriores conselhos, muitas das vezes há necessidade de fazer suplementação natural ou/e homeopática. Mas todos deverão ser aconselhados por um profissional de saúde e sempre adaptados à sua condição.
Em aconselhamento há alguns que mais gosto de utilizar: a vitamina D, a vitamina C , a equinácia, o própolis, o tomilho, o alcaçuz, a melatonina, o complexo B, ómega 3, dependendo da condição individual assim se ajusta dosagem e se escolhe o/os melhores suplementos, tudo com vista a otimizar ou a repor a sua qualidade de vida.
Dra. Claúdia Antunes